Atualizar o J011yR0g3r, reinstalar o Ubuntu na maquina da esposa, verificar status da filha, que caiu ali na cama depois que fez as tarefas da escola... cuidar dos gatos (preciso dar a ração deles e trocar a água...) e fazer os primeiros ensaios pra trocar o forro aqui do laboratório, preparar a reforma do sistema elétrico de casa...

Também revisei meu Curriculum e mandei pra duas empresas, além de fazer minha parte pra barrar o famigerado AI-5 digital.

Vida de marujo não é fácil... Ainda tenho que ver o Google pensando q eu to fazendo hacking aqui no site... Bloquearam meu Ad Sense (ou seja, nada de patrocinio do Google por enquanto) só porque eu uso a palavra Hacker no site. Como é que eu vou falar de segurança digital sem falar de hackers?

Hoje encontrei finalmente a notícia que eu esperava há tempos: saiu o Backtrack R 5 pra 64 bits, com KDE (detesto o gnome!). To baixando aqui, mas a partição que me resta pra instalar outro SO só tem 12 Gb (aquela partição inútil, que teoricamente serviria pra restaurar o Ru-Windows 7, sabe?).

Pois é, pensei em instalar o BT lá, mas 12 Gb não são suficientes, porque várias ferramentas do BT não vêm instaladas na ISO live, só tem o atalho pra instalação, então to fazendo uma reza brava aqui pra mandar meus arquivos pro 4shared, liberar espaço no HD e criar uma partição de 50 Gb pro BT.

Pois é, a vida de um Corsário dos mares digitais não é nada fácil...
 
Hoje minha principal atividade é ministrar uma aula de Analise de Projetos.

Pois é, crianças, não sou hacker, sou projetista, especialista em computação gráfica !

Mas como fui um dos primeiros caras no Brasil a usar 3D no AutoCAD, quando o Windows nem tinha chegado direito e tudo era na tela preta, MS-DOS, virei hacker de computação gráfica. Tinha que mexer no autoexec.bat e configurar em linha de comando os drives de mouse (quase ninguém tinha mouse), video (incríveis 256 cores) e impressora matricial, aquela de pinos, que fazia um barulho do cacete! Quando diziam que não podia ser modelado em 3D, eu modelava e até fazia animação 3D.

Daí prá informática não precisei nem de empurrão, aconteceu naturalmente. E hoje estou voltando meus estudos pra programação, eletrônica e mecatrônica, daí a necessidade de hackear sempre. Tô doido pra comprar um Arduino! Algém quer me dar de presente?

Como eu sempre falo, hackear não é crime. Tem muito mais a ver com noites e mais noites revisando códigos em busca de soluções que ninguém encontrou ainda. Isso é hackear. Conheço um hacker que a cada dois anos vai pra Brasília tentar invadir as urnas eletrônicas.

Pra quê? Pra garantir aos juízes do STE que estão seguras, tudo legalmente.

Me disseram que era impossível trazer internet aqui onde eu moro. Mas estou online graças a um roteador de alta potência que eu fui buscar em Santa Catarina por 180 reais, o que acham?

Meu próximo desafio, além de ampliar o j011yr0g3r, é ressucitar um antigo AT-486-dx4, com Windows 3.11 e AutoCAD na tela preta.

É muito fácil a informática hoje. Tudo tem botãozinho e janelinha, é tudo interativo e até minha filha consegue usar Linux. Quero ver ouvir música na tela preta, em MS-DOS. Eu ouvia, há quase 20 anos atrás.
 
Mais uma noite no tombadilho, em direção aos mares bravios da Internet. O J011yR0g3r é um projeto que nasceu há anos atrás de uma constatação óbvia: todos os cursos técnicos na área de informática, salvo raríssimas excessões, são uma bosta: só ensinam você a usar as ferramentas, mas esquecem de mostrar a lógica que existe nelas, de forma que quando mudar a versão do software ou novos equipamentos chegarem ao mercado, você tem que pagar por outro curso.
Aqui pretendemos criar uma plataforma mais elevada de estudos, focando na base do conhecimento.
Por isso, na seção de Engenharia Social não vamos falar de técnicas de persuasão ou dos truques usados pelos picaretas profissionais, pelo menos por enquanto.
Ao invés disso, hoje estamos postando mais alguns videos do Leandro Zayd (http://www.youtube.com/user/leandrozaydvlog),  que consegue passar um monte de idéias e conceitos sobre a mente humana e o funcionamento da sociedade, de forma bem humorada. Assim, não fica muito chato nem cansativo, mas vocês poderão entender as bases do problema. Dessa forma, quando um picareta tentar te passar um chapéum com um truque novo, você vai sacar na hora e saber direitinho como se esquivar do malandro.
É que esses videos servirão para aqueles que se interessam por engenharia social saírem da casca do ovo e entenderem minimamente como funciona a sociedade e a mente humana.
Pilula azul ou pílula vermelha?
Você é quem decide, mas lembre-se: você é o único responsável pelo que faz !
 
É isso aí, marujos, estamos a mais ou menos uma semana navegando e já temos incríveis ( ! ) 445 visitas neste site.Em breve ele receberá uma repaginada (vamos organizar essa bagunça aqui...), mais artigos, tutoriais, videos, livros de informática pra download gratuito e muito mais. O mais difícil já passou, que era conseguir um bom editor online, que fosse rápido, fácil, compatível e principalmente gratuito.

Achamos o Weebly, muito bom! Só nos falta agora organizar a bagunça e conseguir um patrocinador. Alguém se habilita? Daí vamos assinar o serviço Weebly Pro, registrar os domínios e direcionar as velas pra o alto-mar.

Outra coisa que é importante é deixarmos bem claro: o J011yR0g3r é uma plataforma de estudos, não de crimes digitais ou pirataria digital. Não compactuamos com o roubo de informações, vandalismo digital nem com o uso indevido de direitos autorais, embora sejamos totalmente contra a legislação na forma como ela se apresenta hoje, muito menos com as novas propostas de leis digitais que estão sendo enfiadas goela abaixo dos internautas, com Sopa, Pipa, ACTA e Lei Azeredo...

Mas também não concordamos com a invasão indiscriminada da privacidade dos internautas, na forma como tem sido feita por órgãos governamentais e grandes empresas da Internet. Zuckerberg pode ser bilionário, mas continua um ser humano (?) medíocre: vende dados pessoais dos usuários para companhias obscuras, além da CIA e do FBI, com qual objetivo? Duvido que seja para a proteção dos internautas.

O Google bloqueou nosso AdSense simplesmente porque usamos a palavra Hacker: uma política lamentável, no nosso entendimento, para uma companhia tão respeitada, mas que faz questão de manter mecanismos que lêem todos os nossos e-mails, palavra por palavra.

Nosso trabalho é educativo e informativo, neste sentido.

Nosso objetivo é manter um histórico dos nossos próprios estudos  e aproveitá-lo para educar e informar as pessoas a respeito das vantagens do Linux, da necessidade do usuário se proteger na internet, das maneiras pelas quais um invasor pode obter dados confidenciais e como tomar medidas de precaução.

Para estas, não há necessidade de você estudar engenharia da computação, mas alguns conhecimentos básicos (que estamos estudando aqui e postando periodicamente para vocês) são necessários.

Bem vindos à geração X: somos extremamente disciplinados, organizados, obstinados e cuidadosos.

Esperamos que nossos leitores não se assustem com o visual preto com caveiras, isto é proposital. Se por isso você achar que não está seguro aqui, boa sorte !

Mas se achar que por causa disso somos terroristas ou criminosos digitais, lamento ter que te falar: você é um imbecil !

Bem vindos a bordo, eu sou o Corsário.
 
_Afinal, o que está acontecendo? A resposta é: NÃO É TÃO SIMPLES!

O buraco é bem mais embaixo do que as pessoas imaginam.

Na Internet não se fala em outra coisa e isso já tá me enchendo o saco: os terríveis Hackers Anonymous terroristas marcianos comunistas ateus e comedores de criancinha.

O FBI e as autoridades americanas agem como se tivessem feito reconstrução de hímen: pobrezinhos, são virgens e puras donzelas que não fizeram nada pra atrair a ira desses caras.

Essa é a impressão que temos quando olhamos o noticiário no Google ou nas agências de notícias: que são vândalos ou rebeldezinhos. "Não tenho nada pra fazer, acho que vou entrar na Internet e sacanear o FBI."

Mas as respostas estão na cara de todo mundo: só não vê quem não quer ou fugiu da escola, ou não procura se informar, ou ainda se deixa influenciar pela mídia.

Afinal, se você quer saber mesmo onde os caras se escondem, basta procurar meia hora no Google e no Twitter.

O problema é que você não vai gostar do que vai encontrar.

Pensei em escrever sobre o assunto quando estava planejando uma série sobre Engenharia Social, na verdade. É uma questão que eu domino porque tive muitas aulas de História e Sociologia na faculdade, sempre relacionadas à questão da manipulação do poder.

Tem coisas, dizia uma professora minha de economia, que nos ensinam desde a infância que são daquele jeito porque sempre foram assim, mas não foram. E muitas ainda nos ensinam que são de uma maneira e não são.

Se nós fôssemos bons cristãos, como os primeiros cristãos eram, estaríamos saindo às ruas hoje pedindo a morte por apedrejamento aos infiéis. Duvida? Procure nos livros de História ou assista um filme chamado "Ágora".

Engenharia Social não é simplesmente a arte de enganar, como as pessoas acreditam (por causa do livro do Kevin Mitnick, que por sinal é consultor do FBI). Engenharia Social é um conjunto de técnicas e meios para se transformar uma sociedade, para o bem ou para o mal.

Querem o maior engenheiro social do Brasil? Tentem a Rede Globo ou a Record, ou ainda procure o padre ou o pastor da sua igreja: ele é um mestre nisso!

Então, como fica difícil explicar Engenharia Social sem entrar no assunto Anonymous/Wikileaks e fica difícil explicar Anonymous/Wikileaks sem esclarescer pontos básicos do funcionamento da sociedade, estou entrando em contato hoje com um cara que se chama Leandro que gentilmente vai nos ceder um material excelente pra colocarmos aqui.

Então, segurem-se marujos: o barco vai balançar um pouco!

Em breve você terá as respostas, aqui, no J011yR0g3r.
 
Bom dia, marujos! Içar velas!
Graças a providencial ajuda do manuchelo, no doode.net, minha cedilha voltou ao teclado!
Hoje apenas coloquei uma breve introdução ao Linux no menu Linux.
Não vou ter muito tempo essa semana, então peço a ajuda de vocês.
O android na vm falhou, infelizmente, entra em loop na inicialização e fica ali.
Hoje tenho que adiantar minha aula de amanhã. Na quarta feira tenho que começar a escrever um artigo de 7 páginas. No fim de semana a patroa aqui de casa, @dona_de_nerd, vai precisar da minha ajuda, então creio que só lá pelo fim de semana ou começo da próxima semanda vou voltar à carga total.
 
Bem vindos ao convés do J011yR0ger, marujos!

Aqui será nosso espaço de navegação. Ainda estou planejando como fazer isso, se vou colocar os outros marujos aí como editores, se arrumo algum html pra colocar uma lista de discussão, se faço alguém andar na prancha ou o que.

O que importa é que zarpamos e temos muita coisa pra fazer e estudar. O Regis quer que usemos o Minus, porque podemos chegar a 50 Gb cada um de armazenamento e ainda fazer a leitura dos arquivos direto daqui, mas não aceita certos formatos de arquivos.

Eu prefiro o 4shared, porque me permite armazenar de tudo, inclusive aqueles arquivos tar/rar/zip com senhas, mas tem a limitação de 15 Gb por conta.

Ainda tenho quem terminar meus uploads, separar arquivos mais sensíveis, colocar senha, separar o que vai para o 4shared e o que vai para o Minus...

E precisamos pensar num roteiro de estudos... vamos começãr de teoria de protocolos de rede? Programação? Ferramentas de pen-test? Ou vamos pegar pra estudar um pouco de cada coisa?

Aí já não sei. temos que pensar em muita coisa e ainda não se esqueçam que o Dudu entrou na faculdade \o/ mas vai ter menos tempo daqui pra frente. Eu em breve vou trabalhar no Estado :\ afinal alguem tem q por grana no meu bolso...

Consegui um video-curso de certificação Linux, depois passo pros demais marujos, o problema é que não é free...

E por aí vai, apenas algumas coisas que agente vai ter que lidar.
 
Start blogging by creating a new post. You can edit or delete me by clicking under the comments. You can also customize your sidebar by dragging in elements from the top bar.